quinta-feira, 21 de agosto de 2008


HISTÓRICO DA ESCOLA

A ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO UBIRATAN DINIZ AGUIAR, sediada na Rua Pe. José Sinval, 356, Bairro Paraíso, em São Luis do Curu, pertencente à rede de ensino Oficial, mantida pelo Governo do Estado do Ceará e subordinada técnica e administrativamente à Secretaria de Educação Básica, foi concluída em 1982 e criada pelo Decreto Nº 17075/85.
No ano de sua criação nossa escola recebeu o nome de Escola de Primeiro Grau ( EPG ) Isabel Teixeira Chaves, que foi uma filha de família tradicional e considerada a primeira professora de São Luis do Curu. Posteriormente, em 1987, seu nome foi mudado, passando a ser EPG ( Escola de 1º Grau ) Ubiratan Diniz Aguiar, homenageando o já então grande educador e político que prestava serviços nesta cidade, sendo o mesmo, inclusive, quem possibilitou a construção da escola. Alguns anos depois passou a ser denominada Escola de Ensino Básico ( EPB ) Ubiratan Dinis Aguiar. Em seguida tornou-se Escola de Ensino Fundamental ( E.E.F. ) Ubiratan Diniz Aguiar e, por último, Escola de Ensino Fundamental e Médio ( E.E.F.M. ) Ubiratan Diniz Aguiar.
No transcorrer de sua existência a E.E.F.M. Ubiratan teve como diretores: Carmem Lúcia Soares Pimentel –sua primeira diretora- Fernando ramos Pimentel, Manuel Ferreira Filho e Suerda Sindeaux Peixoto.
Na E.E.F.M. Ubiratan funcionaram ou funcionam vários Projetos, dentre os quais: Amigos da Escola, Farmácia Viva, Um Canto em Cada Canto, Dança de Capoeira, Esporte na Escola, Feira Científica e Cultural, Festival de Quadrilhas com a participação de várias cidades.
Um dos aspectos bastante valorizados na escola, claro, depois das questões pedagógicas, é a criação e priorização de espaços e tempo para prática desportiva e recreativa planejada e organizada. A Escola atualmente é entendida com dupla finalidade: promover o processo de ensino e aprendizagem de saberes intelectuais e vivenciais, mas também servir de espaço para que a comunidade escolar possa praticar diversos esportes. Neste sentido podemos dizer que primeiro foi feita a reorganização e incremento da primeira finalidade e depois a provocação e asseguramento da segunda.
Para tanto foi construído um Estádio de Futebol Society, foram confeccionadas mesas de ping-pong, foram organizados campinhos de pelada, e foi conseguido um belíssimo Ginásio Poli-Esportivo, que tem incrementado de forma muito significativa os esportes na Escola.
Até 2007 a Escola funcionou nos três turnos ( manhã, tarde e noite ), tendo oferecido, ao longo dos anos, à comunidade, o ensino fundamental nas modalidades de Ciclo I e II, Aceleração, Telensino, Educação de Jovens e Adultos e de 5ª a 8ª Regular, oferecendo também o Ensino Médio Regular e na Modalidade TAM.
Atualmente a Escola funciona em dois turno ( tarde e noite ) e oferece 8º e 9º anos Regular, Ensino Médio Regular e TAM.
Faz parte do quadro docente da Escola 17 professores, sendo 02 vinculados à Secretaria de Educação Básica e 15 prestando serviço no regime de contrato temporário. A Escola conta com 11 funcionários, incluindo o Núcleo Gestor. Este é o nosso quadro docente, Administrativo e de Serviço que atende sua clientela estudantil.
Em sua estrutura física a Escola é constituída de 06 ( seis ) salas de aula, uma biblioteca com forro de PVC relativamente bem equipada, 01 ( uma ) sala de 4 X 6 m funcionando como Banco do Livro, 01 ( um ) Laboratório de Informática com ar condicionado, computadores, TV parabolizada para o Programa TV Escola. A Diratoria, Secretaria e Sala dos Professores são relativamente bem equipadas, inclusive com banheiros. \o Pátio da Escola apresenta boas condições, dispondo de cadeiras plásticas para eventuais reuniões. A Cozinha, Cantina e Depósito têm condições de uso relativas. Os Banheiros de uso discente estão em boas condições. A Caixa D’água se encontra em péssimas condições.
As organizações representativas existentes na Escola são o Grêmio estudantil e Conselho Escolar.
A E.E.F.M. Ubiratan Diniz Aguiar tem como valores:
O respeito pelo aluno, buscando sua formação como forma de construir sua dignidade e seus direitos já na escola; o progresso do aluno; a garantia da permanência do aluno do aluno na escola, com sucesso; a integração trabalho pedagógico e atividades sócio-desportivo-culturais do aluno.
Buscamos permanentemente ser uma escola reconhecida pelo respeito devido ao aluno, pelo progresso pedagógico e sócio-desportivo-cultural e pela relação entre quantidade e qualidade dos conteúdos ministrados.

Nenhum comentário: